Para que serve um Telecentro Comunitário

image_pdfimage_print

Trabalho e geração de renda

Fortalece habilidades e conhecimentos, tanto técnicos como conhecimentos transversais ( o trabalho em grupo e iniciativa), que podem abrir novas oportunidades de trabalho ou geração de renda. Também ajuda a consolidar os micros e pequenos empreendimentos locais, melhorando sua gestão, capacidade de negociação, acesso a informação, a compras e a publicidade.

Saúde
Facilita o acesso e a disseminação da informação sobre doenças, tratamentos, medicamentos, medicina preventiva e alternativa, higiene e educação sexual.

Educação
Propicia o acesso a informações e conhecimentos complementares às atividades escolares e contribui para a educação não-formal nas comunidades, especialmente das crianças e dos jovens. Além disso, o Telecentro proporciona oportunidade para os usuários serem autodidatas.

Fortalecimento da auto-estima
As atividades no Telecentro fazem as pessoas desenvolverem sua criatividade, a capacidade de trabalho e em equipe e, paralelamente, conhecerem suas próprias capacidades, de forma a visualizarem um futuro melhor para si.

Organização comunitária
Proporciona a construção de novas formas de organização, fortalecendo as capacidades individuais e coletivas, promovendo novos lideres e ajudando a solucionar problemas e necessidades concretas da comunidade.

Fortalecimento de grupos menos favorecidos
Oferece instrumentos que podem fortalecer e ajudar a defender as vozes e reivindicações dos mais variados grupos sociais, como: grupos jovens, grupos indígenas, grupos de mulheres, trabalhadores rurais e outros setores marginalizados.

Planejamento urbanístico
Apoia as organizações comunitárias no planejamento e execução de projetos habitacionais, prevenção e diminuição de desastres, melhora de serviços públicos e espaços comuns.

Descentralização e incidência política
Dinamiza a participação comunitária e a informação para ação política, facilita a comunicação com governos locais, fortalece a descentralização administrativa, fiscaliza os poderes públicos e agiliza trâmites burocráticos.

Informação e conhecimento
Oferece o acesso a novas e diversificadas fontes de conhecimento e informação e permite a expressão de uma visão própria: fortalece o intercâmbio de experiências e a colaboração com grupos e redes em nível nacional e internacional.

Comunicação e cultura
Facilita a criação de diferentes formas de expressão artística e cultural, com a combinação de tecnologias de comunicação úteis à comunidade: video, rádio, meios impressos (jornais, revistas), internet, etc.

Desenvolvimento Regional Sustentável
Dá apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas locais, baseando-se num negócio economicamente viável, socialmente justo, ambientalmente correto e culturalmente diversificado, propiciando resultados economicamente positivos e adotando práticas que permitem um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental da comunidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *