Pesquisa Telecentro 1 (beta)

Pesquisa Telecentro 1 (beta)

pesquisa telecentro

Pesquisa encerrada. Obrigado aqueles que contribuiram para a nossa primeira pesquisa em formato on-line. Breve divulgaremos os resultados.

Um local que conta com o fluxo de diversas pessoas, deve contar com um código de conduta para utilização eficiênte do espaço e equipamentos. Convidamos você para redigir esse documento junto conosco. Por favor, preencha o formulário abaixo:

Questões abordadas:
nome: ; email; endereço; O que deve ser proibido no Telecentro?; o que deve ser estimulado?

Para que serve um Telecentro Comunitário

Para que serve um Telecentro Comunitário

telecentro

Trabalho e geração de renda

Fortalece habilidades e conhecimentos, tanto técnicos como conhecimentos transversais ( o trabalho em grupo e iniciativa), que podem abrir novas oportunidades de trabalho ou geração de renda. Também ajuda a consolidar os micros e pequenos empreendimentos locais, melhorando sua gestão, capacidade de negociação, acesso a informação, a compras e a publicidade.

Saúde
Facilita o acesso e a disseminação da informação sobre doenças, tratamentos, medicamentos, medicina preventiva e alternativa, higiene e educação sexual.

Educação
Propicia o acesso a informações e conhecimentos complementares às atividades escolares e contribui para a educação não-formal nas comunidades, especialmente das crianças e dos jovens. Além disso, o Telecentro proporciona oportunidade para os usuários serem autodidatas.

Fortalecimento da auto-estima
As atividades no Telecentro fazem as pessoas desenvolverem sua criatividade, a capacidade de trabalho e em equipe e, paralelamente, conhecerem suas próprias capacidades, de forma a visualizarem um futuro melhor para si.

Organização comunitária
Proporciona a construção de novas formas de organização, fortalecendo as capacidades individuais e coletivas, promovendo novos lideres e ajudando a solucionar problemas e necessidades concretas da comunidade.

Fortalecimento de grupos menos favorecidos
Oferece instrumentos que podem fortalecer e ajudar a defender as vozes e reivindicações dos mais variados grupos sociais, como: grupos jovens, grupos indígenas, grupos de mulheres, trabalhadores rurais e outros setores marginalizados.

Planejamento urbanístico
Apoia as organizações comunitárias no planejamento e execução de projetos habitacionais, prevenção e diminuição de desastres, melhora de serviços públicos e espaços comuns.

Descentralização e incidência política
Dinamiza a participação comunitária e a informação para ação política, facilita a comunicação com governos locais, fortalece a descentralização administrativa, fiscaliza os poderes públicos e agiliza trâmites burocráticos.

Informação e conhecimento
Oferece o acesso a novas e diversificadas fontes de conhecimento e informação e permite a expressão de uma visão própria: fortalece o intercâmbio de experiências e a colaboração com grupos e redes em nível nacional e internacional.

Comunicação e cultura
Facilita a criação de diferentes formas de expressão artística e cultural, com a combinação de tecnologias de comunicação úteis à comunidade: video, rádio, meios impressos (jornais, revistas), internet, etc.

Desenvolvimento Regional Sustentável
Dá apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas locais, baseando-se num negócio economicamente viável, socialmente justo, ambientalmente correto e culturalmente diversificado, propiciando resultados economicamente positivos e adotando práticas que permitem um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental da comunidade.

 

Gerando gráficos …

Gerando gráficos …

Calc

Vamos gerar um gráfico usando como base a pesquisa eleitoral do IBOPE para o Senado do Rio de Janeiro, ano de 2006.

1. Vamos inserir os dados que iremos trabalhar
A1. Intenção de voto – 1º turno estimulada (%); A2.Candidato; B2. 25/07/2006; C2.11/08/2006; D2.18/06/2006; A3. Jandira Feghali – PC do B; B3.21; C3. 18; D3.16;
A4.Francisco Dornelles – PP ; B4.10; C4.12; D4.12;
A5.Ronaldo Cezar Coelho – PSDB ; B5.7; C5.6; D5.6;
A6.Alfredo Sirkis – PV ; B6.4; C6.2; D6.2;
A7.Outros candidatos com 1% ; B7.5; C7.2; D7.5;
A8.Branco/ Nulo; B8.25; C8.24; D8.21;
A9.Não sabe/ Não opinou ; B9.27; C9.32; D9.38;

2. Vamos selecionar os dados que servirá como base para o gráfico
Selecione de A2 até D9

3. Inserindo o gráficos
Para inserir o gráfico, vamos usar o menu Inserir –> Gráfico

Marque a opção “Primeira linha como rótulo” e “Primeira coluna como rótulo“, clique em Próximo >>

Selecione o tipo de gráfico que queira gerar, no exemplo escolhi “linhas“. Marque a opção “Mostrar elementos do texto na visualização“. E na opção “Série de dados”, marque a opção “Linhas“. Clique em Próximo.

Escolha uma váriante do gráfico (opcional) ou mantenha o padrão. Clique em Próximo >>>.

Marque a opção Título do gráfico e defina um título. Marque também a opção Legenda. Clique em Criar.

Clique e arraste o gráfico para posicioná-lo em sua planilha. Use os quadrados verdes que aparecem nos cantos do gráfico quando ele esta selecionado para redimensiona-lo.

(…)

Limpando informações pessoais de navegação

Limpando informações pessoais de navegação

informações pessoais na web

Certas facilidades as vezes causam problemas em locais onde há um grande fluxo de pessoas. Pessoas compartilham o mesmo computador, devemos tomar certos cuidados para que com o historico de navegação o usuário clique em uma URL (endereço de site) deixado na barra.
Vamos tirar esse tipo de informação no computador após o uso.

Apagando todas as informações pessoais do Mozilla firefox
Ctrl (ler se control ) +Shift (Chirfiti) + Del ou clicando em Ferramentas –> Limpar dados pessoais….

Histórico: lista de site visitado registrado pela hora
Dados de formulários: recurso que guarda o que foi digitado em formulário e a juda a completa-los
Nomes de usuários e senhas: usados em campo de senhas e login
Lista de download: a lista do que foi baixado registrado pela data
Cookies: pequenos arquivos que guardam informações usadas por sites para reconhecer suas preferências
Cache: páginas e imagens de sites que já foram baixadas que podem ser acessadas de forma off-line.
Sessões autenticadas: mantem informações de autenticações efetuadas.

Apagando histórico no Microsoft Internet Explorer

Clique em Ferramentas –> Opções da internet…- Clique em Limpar Histórico
– Clique em Excluir arquivos

: )

Redimensionando tela e imagem no GIMP (GNU Image Manipulation Program)

Redimensionando tela e imagem no GIMP (GNU Image Manipulation Program)

gimp

Nesse exemplo vamos usar o Gimp (GNU Image Manipulation Program) para cortar e redimensionar um arquivo de imagem no Ubuntu Linux.

Para abrir o Gimp: Aplicações –> Gráficos –> Editor de Imagens GIMP

Assim que iniciamos o Gimp, é comum aparecer Caixas das Dicas, na imagem ela aparece com as dicas em inglês, mas já há traduções para nossa lingua. Por agora vamos fechar
O Controle é feito através dessa caixa janela. É nossa Caixa de Ferramentas no Gimp.Para abrir a imagem que vai ser manipulada: Arquivo –> Abrir

Mostre o caminho da imagem, selecione o arquivo da imagem e clique em Abrir.

A área que destacada na imagem (de vermelho), é o nosso menu.

Vamos diminuir o tamanho da tela: Imagem —> tamanho da tela

De amarelo: o novo tamanho da imagem, calculado em pixels; a opção marcada em verde garante que o novo tamanho vai manter a mesma proporção. Marcado de vermelho, esta destacando onde podemos enquadrar a imagem com o clique e arrastar do mouse. A linha na imagem delimita a area depois da alteração. Clique no botãp “Mudar Tamanho”

A imagem agora esta enquadrada, vamos agora controlar o seu tamanho.

Imagem —> Redimensionar imagem

Entre com a nova largura/Altura. Clique em redimensionar

Clique em Arquivo —> Salvar Como

para gerar um novo arquivo de imagem.

não esqueça de botar o nome do arquivo com a extensão, por exemplo “Arquivo-de-computador.png”.


Agradeço ao treinando Maikon, por disponibilizar a foto.

Iniciando Planilha Eletrônica

Iniciando Planilha Eletrônica

Planilha Eletrônica

No Calc estamos o tempo todo lidando com células, espaço onde inserimos texto, datas, numeros e etc. Manipulamos as células através de sua posição. Nos movimentamos entre elas usando o mouse (com um clique – botão esquerdo) ou as setas do teclado.

Ou seja, na imagem acima o nosso cursor esta posicionado na célula A7 (o A vem da coluna A e linha 7, COLUNA:LINHA ), seu conteúdo esta definido por “VALOR TOTAL DO ORÇAMENTO” .

na imagem acima destacamos de amarelo onde vamos inserir os valores da célula, esse é nosso campo de entrada de dados e as formulas aparecerão ali, se nos referirmos a posição, estamos em A7 (sétima linha, coluna A ou primeira).

(Descrição: Posicão_da_celula.Valor)

A2. Produtos; B2.Quantidade; C2.Valor Unitário; D2.Subtotal/Total; A3. Lápis preto B12; A4.Borracha; A5.Caneta Bic; A6.Caneta Bill; A7.VALOR TOTAL DO ORÇAMENTO; B2.Quantidade; B3.50; B4.2; B5.50; B6.50; C2.Valor unitário; C3.0,47; C4.0,70; C5.0,60; C6.0,35; D3.=B3*C3; D4.=B4*C4; D5.=B5*C5; D6.=B6*C6; D7.=SOMA(D3:D6).

 

No nosso exemplo destacamos operações simples de multiplicação e uma função de soma, somente indicando a posição das células. A intenção foi criar uma planilha que calculava o produto de sua quantidade por seu valou unitário, gerando um subtotal do produto. Depois definimos a soma dos subtotais.

Iniciando o BrOffice.org 2.0 Calc (folha de cálculos)

Iniciando o BrOffice.org 2.0 Calc (folha de cálculos)

Calc Exercícios

No Calc estamos o tempo todo lidando com células, espaço onde inserimos texto, datas, numeros e etc. Manipulamos as células através de sua posição. Nos movimentamos entre elas usando o mouse (com um clique – botão esquerdo) ou as setas do teclado.

Ou seja, na imagem acima o nosso cursor esta posicionado na célula A7 (o A vem da coluna A e linha 7, COLUNA:LINHA ), seu conteúdo esta definido por “VALOR TOTAL DO ORÇAMENTO” .

na imagem acima destacamos de amarelo onde vamos inserir os valores da célula, esse é nosso campo de entrada de dados e as formulas aparecerão ali, se nos referirmos a posição, estamos em A7 (sétima linha, coluna A ou primeira).

(Descrição: Posicão_da_celula.Valor)

A2. Produtos; B2.Quantidade; C2.Valor Unitário; D2.Subtotal/Total; A3. Lápis preto B12; A4.Borracha; A5.Caneta Bic; A6.Caneta Bill; A7.VALOR TOTAL DO ORÇAMENTO; B2.Quantidade; B3.50; B4.2; B5.50; B6.50; C2.Valor unitário; C3.0,47; C4.0,70; C5.0,60; C6.0,35; D3.=B3*C3; D4.=B4*C4; D5.=B5*C5; D6.=B6*C6; D7.=SOMA(D3:D6).

No nosso exemplo destacamos operações simples de multiplicação e uma função de soma, somente indicando a posição das células. A intenção foi criar uma planilha que calculava o produto de sua quantidade por seu valou unitário, gerando um subtotal do produto. Depois definimos a soma dos subtotais.

Você pode clicar em “Comments” para deixar dúvidas, críticas e sugestões para esse artigo.

Orçando um computador por peças…

Orçando um computador por peças…

montagem de PC

Você vai precisar de

s. = sugestao

(1) 1 processador ;
(2) 1 placa mãe compatível ;
(3) 2 ou 4 mais placas de memória compatível (pra funfar bacana é recomendavel 2 de 512 do que 1 de 1 Giga);
(4) 1 placa de video (se gostar de games, veja bem o tipo, procure informações, inclusive em foruns);
(5) 1 placa de som se não optou por uma placa onboard na pl. mãe (vide 2);
(6) 2 placas de rede, se pretende compartilhar a conexao com um computador conectado nele
(7) modem para usar a conexao discada inclusive”;
(8) É recomendável considerar a Fonte de Alimentação, inclusive as de marcas , a diferença do preço das genéricas é grande ;
(9) monitor preferencialmente LCD (a longo prazo esse monitores economizam na energia elétrica e não agridem tanto os olhos do usuário. Pesa no preço)
(10) No break

www.boadica.com.br

Gravador de cds NERO NO LINUX

Gravador de cds NERO NO LINUX

Nero

Desde março de 2005 está disponível a versão Linux do Nero, o Nero é considerado pela maioria o melhor programa de gravação de cds. Vamos tirar nossas próprias conclusões experimentando esse aplicativo no Ubuntu Linux

Instalando o Nero no Ubuntu Linux :
1. Use o login do Administrador do sistema (precisa disso para instalar o programa)
2. Baixe o .deb demo do site do nero, o link é: ftp://ftp4.usw.nero.com/nerolinux-2.1.0.1-x86.deb
3. Dê dois cliques em cima do arquivo nerolinux-2.1.0.1-x86.deb
4. Clique no botao instalar pacote, o gdeb irá pedir a senha, depois disso ele irá procurar as dependências e instalar o aplicativo
5. Execute o aplicativo a partir do menu Aplicações –> Som e Vide –> Nero Linux

De lambuja: 1A2508067030167859368743
O serial acima pode ser encontrado em qualquer programa de compartilhamento de arquivosO Nero não é um software Livre, a lincença de utilização curta cerca de 37 dólares
Vc é completamente responsável pelo uso da chave acima.

Photoshop 7 no Ubuntu Linux – Crossover !

Photoshop 7 no Ubuntu Linux – Crossover !

Photoshop

Algum tempo atrás, instalar o Photoshop no Ubuntu Linux, para isso usei o Wine, um programa que implementa funções do Windows no Linux, tornando possível o uso de programas destinados para o Windows no Linux.

A experiência foi um desastre, rodar, rodou, mas de maneira totalmente instável. Instalei o Crossover Office, um tipo de versão comercial e mais avançada do Wine. Acredito que os problemas foram encerrados, funcionou com incrível estabilidade o Photoshop 7 e o Microsoft Office, o Front Page se apresentou bastante instável ( : p ) Como nunca gostei mesmo do Front Page, no resto esta tudo bem. O problema é arrumar um cartando de crédito e desembolsar 69 dólares para comprar a versão sem restrições. (- Conhece alguma loja que vende? ) na imagem esta aberto o Photoshop 7 e o Microsoft Access do lado direito, além do Picasa escaneando o disco a procura de imagens.O Crossover Office pode ser baixado clicando aqui

5/12/2007 – Legal !!! Não precisamos mais do Crossover para instalar o Photoshop7. A versão free do Wine já roda com relativa estabilidade.